fim do espetáculo

Fim da copa.
Itália campeã, Brasil fora antes das semifinais.
Zidane, o craque da copa, termina a carreira de forma lamentável.
Não foi uma copa de grandes espetáculos no gramado, faltou o futebol arte...
A mídia acabou roubando a cena.
A Globo mostrou sua tecnologia, mandou uma quantidade enorme de profissionais para a Alemanha. Nunca se ouviu falar tanto sobre copa na emissora, todos horários, quase todos programas. Na falta de boas notícias, as bolhas e o peso a mais de Ronaldo valeram dias de discussão. As meias de Roberto Carlos também.
Fátima Bernardes voltou antes do final da copa, um erro da emissora, no meu ponto de vista. Achei estranho trazer Fátima, a estrela da copa, antes da hora... Além disso, o Jornal Nacional que foi praticamente todo transmitido da Alemanha no mês da copa, perdeu a participação de sua estrela! Isso acabou gerando vários comentários.... Até hoje não entendi direito porque trazê-la de volta...
Li muitos textos interessantes sobre a copa, sobre a cobertura da copa, sobre Fátima Bernardes e Cia. Um, especialmente, me chamou atenção: Desabafo Futebolístico , publicado no Observatório da Imprensa, blog Código Aberto, do repórtes Carlos Castilho, no dia 27 de junho de 2006. No texto, Castilho fala que não temos mais 11 jogadores e sim 11 corporações...
Quanto o mercado pode influenciar uma competição? Não tenho esta resposta.
Mas sei, mais ou menos, quanto o mercado tem influenciado a vida de meninos brasileiros que sonham em ser jogadores de futebol.
Um jogador aqui no Brasil tem muito mais horas de treinamento que um jogador na Europa, até porque na Europa os jogadores treinam um turno e no outro vão para a escola. A concorrência aqui é muito grande, o número de vagas nos clubes é infinitamente menor que o número de jogadores revelados. É mais concorrencia que o vestibular de medicina na UFRGS. E, muitas vezes, um jogador brasileiro investe numa carreira e não consegue espaço. Na Europa, aqueles que não conseguem espaço, chegam aos 18 anos e seguem estudando. Os brasileiros, em sua maioria nem retornam aos estudos, porque pararam ha muito tempo...
Alguns jogadores de origem muito humilde tem suas vidas mudadas da noite para o dia. Ronaldo, fenômeno, é um grande exemplo.
São estes exemplos que fazem, cada vez mais, os meninos investirem no futebol e não em educação. São estes jogadores, que ganham, às vezes, mais em propaganda e imagem do que com o futebol que influenciam a gurizada.
E não é uma carreira fácil, chegar ao sucesso, são horas e mais horas de treinamento. E quando o jogador tem sucesso, ele precisa mostrar que é bom sempre. As vezes,eles terminam sua carreira com uma imagem negativa, a torcida esquece todos seus feitos, por causa de um ou outro erro. Roberto Carlos , por exemplo, foi pego pra Cristo nesta copa. O culpado pelo Brasil ter perdido a copa.
As vezes esquecemos que futebol depende de uma equipe. E de um bom treinador...
A grande cobertura jornalistica ficará na história, assim como, a seleção de craques brasileiros que não mostrou seu futebol na Alemanha.
Fim da diversão. Fim de uma grande festa mundial. Agora só em 2010 na África!
E o sonho do hexa permanece...

Comentários

Anônimo disse…
pois é, trouxeram a fátima bernardes antes do fim da copa. ela tava lá só pra ficar fazendo gracinha com a seleção brasileira. ela e aquela outra chata do Jornal da Globo. só faltavam pular num pé só com uma mortadela no pescoço.

e adorei a derrota do brasil, adorei o zidane dando cabeçadas por aí, adorei o felipão fazendo trenzinho, o roberto carlos quase linxado na saída do hotel... tudo lindo. melhor copa dos últimos tempos. pena que não foi a argentina que ganhou.
Anônimo disse…
ah, tua teoria pro fim da novela é chocante. se tivesse sido daquele jeito seria muito melhor.
Ederson, também acho que a Ornela seria perfeita como vilã, né!
Poderia aparecer com ex-amante do pai da Júlia que tentou matar a Julia e a mãe naquele acidente de avião e acabou perdendo o amante!
Além disso queria se vingar por ter perdido as ações do pai.
Dois bons motivos para a trama, mas fazer o que né...

Postagens mais visitadas deste blog

o amor existe?

paparazzo em santa cruz

Ruas de Outono