Pão de Ló

Nunca assito tv pela manhã, prefiro escutar rádio, porque fico sabendo sobre a temperatura,
a guria da Ipanema sempre fala das manchetes dos jornais e além disso, claro, escuto boas músicas para melhorar o meu humor, que pela manhã, não é dos melhores.
Hoje resolvi ligar a TV e não é que tinha uma bela receita de pão de ló, bem diferente da que eu costumo fazer.
A minha vai só 6 ovos, a da tv vai 14! Bem interessante, assaram o pão de ló em pequenas porções, ele fica com aparência de cru, mas parece bom.
O meu, aprendi com minha avó meio portuguesa e esta aprendeu com a sua mãe, que aprendeu com a avó da minha vó. Receita de família...
Quando faço tortas, sempre faço o pão de ló da minha avó. São seis ovos, que primeiro devem ser quebrados e separados em um pote as claras e no outro as gemas. Bato bem as claras, até ficar em "neve" e depois acrescento aos pouco, ainda com a batedeira ligada, as 6 colheres de sopa de açucar. Ainda com a batedeira ligada acrescento as gemas e deixo bater por mais um tempo.
Desligo a batedeira, a parte boa, o dia que alguém inventar uma batedeira silenciosa vai ganhar muito dinheiro, bem, voltando ao bolo, depois da "massa" pronta, acrescento 6 colheres de sopa de farinha peneirada, misturo bem devagar, que é para a massa ficar aerada.
Depois é só untar a forma e levar ao forno aquecido, bem não sei a temperatura.
O cozimento é bem rápido. O pão de ló começa a ficar douradinho e aí é só desligar o forno e deixar ele um pouco mais lá dentro. Pronto.
É bem fácil e rápido. Dá pra colocar um pouco de açucar de confeiteiro sobre o bolo ou fazer um doce de ovos para acompanhar o pão de ló. Fica uma delícia.

Comentários

*


é muito ovo num bolo só.
essas são receitas antigas, quando se tinha galinheiro em casa - a Piu pode falar melhor sobre isso - e ovo não era problema.
e colesterol era uma palavra que não existia.

mas adoro pão de ló, seja com 22, 12 ou seis ovos.
o que vale é que a massa seja fofinha.


*
O meu fica com a massa bem fofinha...
No caso de tortas, reparto o bolo ao meio para colocar o recheio, assim não é necessário tantos ovos num bolo só
;)
Anônimo disse…
este é o famoso 6x6x6. e sabe por que pão de ló se chama assim? porque é ló-timo.
Ana disse…
Oh, céus...
Onde eu vou só encontro delícias e tentações...
E o cherinho de bolo, se espalhando pela casa... Tem coisa melhor?
Quando meus filhos eram pequenos, eu fazia bolo todo domingo. Queria, além de tudo, que eles guardassem este cheirinho como parte das lembranças de sua infância...

Postagens mais visitadas deste blog

o amor existe?

paparazzo em santa cruz

Ruas de Outono