Dia Mundial do Meio Ambiente

Comecei a dar mais atenção para a questão ambiental quando iniciei estágio na Escola de Administração da UFRGS.
Minha colega Luciane Pires estava iniciando um projeto de Educação Ambiental, junto com o professor Luis Felipe Nascimento, que participa de um grupo de pesquisa interdisciplinar, chamado GIGA, que é voltado para a questão ambiental.
Iniciamos um trabalho, e este é um trabalho de formiguinha, como digo sempre para as estagiárias que hoje trabalham comigo.
Já trabalhamos a Educação Ambiental há 3 anos na Escola, chamamos o Projeto de EA Responsável, temos lixeiras para cada tipo de residuo, murais onde divulgamos informações sobre o meio ambiente, organizamos algumas ações, como por exemplo, hoje, estaremos realizando uma sessão de cinema especial para o público da EA/UFRGS, com o documentário Uma Verdade Incoveniente, feito pelo ex-presidente dos EUA, que apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. Depois, teremos uma pequena discussão.

No início deste mês, um morador da Vila Chocolatão nos procurou, soliciando ajuda.
O pessoal da Vila, que fica bem próximo a Escola quer auxilio para se organizar em cooperativas. O senhor José, que foi quem nos procurou, nos contou um pouco sobre a vida ali, as dificuldades e seu sonho de transformar aquela comunidade. Ele também contou a sua historia. Ex-seminarista, professor de inglês, mudou-se do Rio de Janeiro para Porto Alegre e acabou virando catador de lixo. Hoje ele faz parte da associação de moradores da Vila Chocolatão e tem um sonho: dar mais qualidade de vida para seus vizinhos.

Agora este é um dos nossos projetos. Se tudo der certo iremos desenvolver um trabalho na Vila, com alunos, professores e funcionários. Acredito que podemos ajudar a colocar em prática o sonho do senhor José e de todas familias que hoje ainda vivem no meio do lixo.

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Se cada cidadão fizer um pouco, estará ajudando a cuidar do nosso planeta. Podemos começar separando nossos resíduos, desligando a torneira na hora de escovar os dentes, desligando a luz do quarto, quando saímos dele, é simples, fácil, podemos auxiliar o meio ambiente, mudando alguns hábitos diários.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva iniciada pelo Lino Resende.

Comentários

Unknown disse…
Que legal o trabalho de vcs, Grazi!

Se cada um se der conta que pode ajudar, pode ser que possa ser revertidoo mal que abate a nossa Terra.

Bjs.
Fábio Mayer disse…
Toda e qualquer iniciativa, vinda de quem vive na natureza ou de quem sabe como é a vida dentro de uma natureza morta como uma favela, é válida.

Esse senhor que pediu sua ajuda deve iniciar, sim, um projeto de reciclagem que vai mudar o meio em que vive... mas se você puder pedir para ele também plantar árvores e fazer da comunidade pobre em que vive um lugar onde se vejam árvores frondosas, o benefício será em dobro!
Anônimo disse…
Grazi:
Muito legal estar participando de um projeto que vise à melhoria do meio ambiente. Parabéns.
E obrigado pela participação.
Anônimo disse…
oh, que bom... e que legal que a EA faz alguma coisa decente na vida... parabéns por estar tomando parte
Ana disse…
Muito show, Graziana!
Que vocês consigam realizar este belo trabalho!
Ana disse…
Ahhh!

E onde fica esta Vila Chocolatão??

:)
Poliane Latta disse…
Que legal esse projeto!!
Parabéns!! Precisamos divulgar!!
Conte com a blogosfera!!
O dia como hj é bom para conhecermos pessoas que fazem realmente alguma coisa para mundar o quadro imundo do nosso planeta!

Postagens mais visitadas deste blog

o amor existe?

paparazzo em santa cruz