Muito mais que uma Turma...




Quase toda turma a esquerda e o show do pontão à direita

Há mais ou menos 1 ano e meio decidi me inscrever num curso de especialização na UNISC em Santa Cruz do Sul. Não tinha idéia de quanto isto mudaria minha vida. Lembro que metade das pessoas, pra quem eu contei sobre o curso, acharam muito trabalho viajar pra estudar, outra metade deu força. Depois de 1 ano de formada já queria voltar estudar, me preparar pro mestrado. No dia da matricula já simpatizei com a universidade, isso não é propaganda não, a UNISC tem um campus bacana, é super organizada, bonita, assim como a cidade de Santa Cruz do Sul.

No primeiro dia de aula já gostei da turma. As apresentações engraçadas, outras mais sérias. Quanta história! Quase 30 pessoas. A primeira pessoa com quem falei foi com a Viviane, de Salto do Jacuí. Sim há gente de cada canto do Estado na turma. Muitos jornalistas, como já esperava, algumas colegas RPs e um publicitário. Todos muito diferentes, mas também com muitas coisas em comum. Foram passando os finais de semana. Muitas festas acontecendo.

Acabei fazendo amigos, que são como amigos de infância, hoje pra mim. Tenho muitas afinidades com alguns, até já combinei de trabalhar com alguns, inclusive.
A convivência algumas vezes foi como uma espécie de big brother, grupo heterogêneo sempre tem suas diferenças. Várias opiniões, vivências diferentes. Foram muitas trocas de idéias que acrescentaram quase mais do que o conhecimento passado pelos professores.

Tivemos ótimos professores e claro, alguns que não discutiram o que esperávamos. Falamos até em atos de fala, temos até uma piada sobre o Austin: Nosso colega Antão um dia mandou e-mail perguntando afinal de contas, quem é Austin? E o Traquina que não era a bolacha traquinas?

Ouvimos mais do que queriamos ouvir sobre o MST. Escrevemos artigos, resenhas. Fizemos ótimos trabalhos práticos. Analisamos discursos, campanhas eleitorais, capas de revistas, blogs, jornais. Foram tantas pérolas, que podemos até fazer uma lista delas. A Cátia saiu com “Mais cabo que eleitoral”, no meio de uma aula, foi gargalhada geral.

Aliás, a Cátia é uma das pessoas que tenho certeza que vai continuar presente na minha vida. Nos grudamos desde o primeiro dia de aula. Começamos a conversar e descobrimos muitos pontos em comum. A mesma vontade de continuar estudando comunicação e política. O interesse pelo discurso político, pelas campanhas. A vontade de continuar na vida acadêmica. Enfim, encontrei uma colega e amiga pra todas as horas. Tivemos muitas conversas e risadas intermináveis no ônibus, nos intervalos, nas festas.

Viramos cunhadas, empreendedoras, tivemos mil idéias, criamos empresas, bordões, tudo no tempo da viagem Poa- Sta Cruz. Quando a coisa ta difícil, sempre pergunto pra ela “E agora José?” e ela sempre responde: “Chama o Chico”... Bordão para a hora de pânico! E não paramos mais de rir. Acabamos resolvendo as situações com bom humor, coisa que não falta mesmo nesta turminha.


A Cátia me apresentou uma grande amiga dela, a Vânia, que nos acolhe em Santa Cruz. Fizemos festas nas sextas à noite, dançamos, comemos o melhor xis de Santa Cruz juntas. Rimos, choramos de rir. Fizemos jantar, vídeo clip, fotos e mais fotos. Até saímos juntas no Balada!

Cátia, eu e a Vânia

No inicio, nossa turma contava quantos finais de semana faltavam pra terminar, agora queremos regredir a contagem. O que vamos fazer nos finais de semana agora? Não teremos mais o spa!? E as inúmeras risadas, as trocas, o aprendizado.Mas com certeza teremos os amigos e inúmeras lembranças:

As risadas da Mel, marca registrada da turma. As discussões acaloradas entre o grupo do PSDB e do PT durante as eleições. As discussões não menos acaloradas sobre o Inter e o Grêmio, claro! As cucas na sexta à noite. O abaixo assinado pro café melhorar. O amigo secreto e a farra que foi aquela festa de encerramento no ano passado. As inúmeras fotos do , fotógrafo oficial da turma. As festas de aniversariantes do mês. O Partido Farroupilha. A gaiteira Elaine. Os vinhos da Silvana, vindos de Flores da Cunha. A Pequena Bethânia e a mais bela praça do Estado, localizada em Vitor Graeff. A discussão sobre as eleições na aula do Fausto Neto. Os inúmeros fãs do Fausto Neto! A Oktoberfest. As grandes histórias do Solon, quase sempre nos ensinando mais que os professores. As histórias da Gláucia sobre o médico doutor de bicho e seus modelitos impecáveis. O Partido Polar e sua representante Querlei, professora de oratória. A maior pérola da colorada Geancarla: Pode ser febre amarela! A pegação no pé da Cris só porque ela trabalha na RBS. As canetinhas coloridas da Aline. As caricaturas do Aura. A correria da Angélica pra se formar na graduação. As conversas intermináveis do Diego e do Rodrigo durante a aula! A correria da Daiana pra chegar em tempo pras aulas, trabalhando na madrugada na rádio em Venâncio. O show do pontão num dos finais de semana mais bacanas!As super poses das gurias, pra cada flasch. Antão, o dançarino da turma e a Vivi Dreher parceira pra dança também! As cochiladas do Paulo nas aulas. O jeito quieto Tiago.

E tem os grandes acontecimentos durante o curso: Casamento da Vivi Silva, Nascimento do filho da Cláudia, a ida da Dani e da Liana pros EUA e da Larissa pra Itália. O grande Debate eleitoral armado na disciplina de Marketing Político, que ficará pra história, assim como os candidatos: Antão, Cristine, Querlei e Solon.

Tem as noites no Floriano, no Quiosque, no Gringo, no Primo, no Amsterdã, no Freud, no Sherif e no Gula. Os dias lindos de sol, às vezes muito quentes de Santa Cruz e os poucos dias de frio e chuva. O Cesar, um dos coordenadores, que tem a voz do Roberto Carlos. A Ângela, quem temos que agradecer, pela brilhante idéia de promover o curso.

Agora só faltam dois finais de semana. Já agendamos a ultima festa, claro! Já falamos em festa de formatura, foto e placa para ficar na UNISC, porque o que não pode faltar nesta turma é festa e comemoração. Pedimos cursos de reciclagem semestrais, para termos desculpas de nos encontrarmos!

Ainda há outros planos, coisas para tocarmos juntos, para quem sabe um dia, virarmos referência na área de comunicação e política.

E além de tudo, fica também a certeza dos amigos que fizemos, dos reencontros e de muito, muito mais festas juntos.

Comentários

Anônimo disse…
grazi, minha amiga..
Não segurei as lágrimas lendo teu texto sobre a nossa turma. Vivemos mais que um curso vivemos uma história com essa galera... foi uma das coisas mais certas que fiz na vida, decidir por voltar estudar naquele final de 2005!!! Não sei como será depois desses últimos dois findis q faltam. É inexplicável o que paira sobre nós... nossa turma é e será nossa grande melhor turma...
(manda o link pra eles!!!)
Bjão, cunhada!!!
Anônimo disse…
Mais dois findes?
Tá bom.
Mais dois findes são só coisas de prazo! hehehehe
Pelo resto da vida, eu te amoooooo.
E amo todos da turma.
Bjaum Grazilinda.
Anônimo disse…
Quase chorei!!! Esta é uma época da minha vida que vai ficar marcada pra sempre, e podem ter certeza, que um pouco de cada um de vocês eu vou carregar para onde quer que eu vá!!!

Beijo Grazi!!!
Anônimo disse…
Grazi...
Me emocionei muito...como sempre!
É claro que tu, sempre com aquele olhar observador, quieta, fazendo colocações apenas quando tem realmente algo instigante e interessante a dizer, foi quem escreveu esse texto lindo que guarda um espaço a cada um de nós. Essa turma merece vários reedições, "vale a pena ver de novo"...e tudo o que a gente merece!
Sem dúvida foi marcante nossa pós...e além das lembranças, muitas amizades vão ficar...
Amei tua sugestão do portal...to dentro!!!
Beijos...
Larissa
Anônimo disse…
Ué. Não sabia que Avião também escrevia tão bem. hehehehehe .Antão
Anônimo disse…
Muito bem Grazi.
Anônimo disse…
Hum. Descobri até como escrever comentários. Essa Pós realmente é o máximo.
Unknown disse…
Parabéns, Grazi!
A melhor coisa do mundo é termos amigos e, com certeza, és muito amada entre eles.

Bjs.
Unknown disse…
Muito emocionante mesmo...um texto maravilhoso colega! São tantas coisas para serem descritas e outras tantas que não se consegue descrever... a amizade... o carinho... a parceria... Como é bom estar com vocês e poder viver cada um destes momentos que passamos juntos! Quanta festa..quanta alegria!!!! Parabéns Grazi, beijos galera!
Anônimo disse…
aeae... q emoçon agora... chega a dar um aperto no coração saber q esses nossos fíndis tao hilários estao chegando ao fim... mas como vc mesma disse grazi, nossa amizade vai ficar para sempre. e de uma forma ou de outra iremos dar um jeito de nos reunirmos para C PELÁ!!! hahahahahaha

e viva nósssssss!!!
bjssss
Anônimo disse…
aeae... q emoçon agora... chega a dar um aperto no coração saber q esses nossos fíndis tao hilários estao chegando ao fim... mas como vc mesma disse grazi, nossa amizade vai ficar para sempre. e de uma forma ou de outra iremos dar um jeito de nos reunirmos para C PELÁ!!! hahahahahaha

e viva nósssssss!!!
bjssss
Lu disse…
Grazi, amiga, parabéns! Que bom que fiz parte da metade que deu força.
Acho que o melhor de tudo mesmo, que a gente leva pro resto da vida são os amigos.
Segue na lutia guria!!!
Bjs
*



a pós tendo força pra impulsionar tua carreira é a melhor opção, Grazi.
claro que se for acompanhadas de bons amigos, tudo fica melhor.





*

Postagens mais visitadas deste blog

o amor existe?

paparazzo em santa cruz