Pular para o conteúdo principal

fim do espetáculo

Fim da copa.
Itália campeã, Brasil fora antes das semifinais.
Zidane, o craque da copa, termina a carreira de forma lamentável.
Não foi uma copa de grandes espetáculos no gramado, faltou o futebol arte...
A mídia acabou roubando a cena.
A Globo mostrou sua tecnologia, mandou uma quantidade enorme de profissionais para a Alemanha. Nunca se ouviu falar tanto sobre copa na emissora, todos horários, quase todos programas. Na falta de boas notícias, as bolhas e o peso a mais de Ronaldo valeram dias de discussão. As meias de Roberto Carlos também.
Fátima Bernardes voltou antes do final da copa, um erro da emissora, no meu ponto de vista. Achei estranho trazer Fátima, a estrela da copa, antes da hora... Além disso, o Jornal Nacional que foi praticamente todo transmitido da Alemanha no mês da copa, perdeu a participação de sua estrela! Isso acabou gerando vários comentários.... Até hoje não entendi direito porque trazê-la de volta...
Li muitos textos interessantes sobre a copa, sobre a cobertura da copa, sobre Fátima Bernardes e Cia. Um, especialmente, me chamou atenção: Desabafo Futebolístico , publicado no Observatório da Imprensa, blog Código Aberto, do repórtes Carlos Castilho, no dia 27 de junho de 2006. No texto, Castilho fala que não temos mais 11 jogadores e sim 11 corporações...
Quanto o mercado pode influenciar uma competição? Não tenho esta resposta.
Mas sei, mais ou menos, quanto o mercado tem influenciado a vida de meninos brasileiros que sonham em ser jogadores de futebol.
Um jogador aqui no Brasil tem muito mais horas de treinamento que um jogador na Europa, até porque na Europa os jogadores treinam um turno e no outro vão para a escola. A concorrência aqui é muito grande, o número de vagas nos clubes é infinitamente menor que o número de jogadores revelados. É mais concorrencia que o vestibular de medicina na UFRGS. E, muitas vezes, um jogador brasileiro investe numa carreira e não consegue espaço. Na Europa, aqueles que não conseguem espaço, chegam aos 18 anos e seguem estudando. Os brasileiros, em sua maioria nem retornam aos estudos, porque pararam ha muito tempo...
Alguns jogadores de origem muito humilde tem suas vidas mudadas da noite para o dia. Ronaldo, fenômeno, é um grande exemplo.
São estes exemplos que fazem, cada vez mais, os meninos investirem no futebol e não em educação. São estes jogadores, que ganham, às vezes, mais em propaganda e imagem do que com o futebol que influenciam a gurizada.
E não é uma carreira fácil, chegar ao sucesso, são horas e mais horas de treinamento. E quando o jogador tem sucesso, ele precisa mostrar que é bom sempre. As vezes,eles terminam sua carreira com uma imagem negativa, a torcida esquece todos seus feitos, por causa de um ou outro erro. Roberto Carlos , por exemplo, foi pego pra Cristo nesta copa. O culpado pelo Brasil ter perdido a copa.
As vezes esquecemos que futebol depende de uma equipe. E de um bom treinador...
A grande cobertura jornalistica ficará na história, assim como, a seleção de craques brasileiros que não mostrou seu futebol na Alemanha.
Fim da diversão. Fim de uma grande festa mundial. Agora só em 2010 na África!
E o sonho do hexa permanece...

Comentários

Anônimo disse…
pois é, trouxeram a fátima bernardes antes do fim da copa. ela tava lá só pra ficar fazendo gracinha com a seleção brasileira. ela e aquela outra chata do Jornal da Globo. só faltavam pular num pé só com uma mortadela no pescoço.

e adorei a derrota do brasil, adorei o zidane dando cabeçadas por aí, adorei o felipão fazendo trenzinho, o roberto carlos quase linxado na saída do hotel... tudo lindo. melhor copa dos últimos tempos. pena que não foi a argentina que ganhou.
Anônimo disse…
ah, tua teoria pro fim da novela é chocante. se tivesse sido daquele jeito seria muito melhor.
Ederson, também acho que a Ornela seria perfeita como vilã, né!
Poderia aparecer com ex-amante do pai da Júlia que tentou matar a Julia e a mãe naquele acidente de avião e acabou perdendo o amante!
Além disso queria se vingar por ter perdido as ações do pai.
Dois bons motivos para a trama, mas fazer o que né...

Postagens mais visitadas deste blog

Pombas, Veríssimo!

Sabe, leio sempre a coluna do LFV na Zero Hora, segunda e domingo, sempre que sai. Gosto muito dos textos, pelo bom humor e pelo estilo de escrita do nobre escritor. Mas hoje cheguei a reler duas vezes a sua coluna , porque não reconheci ali um texto do LFV. Não poderia ser o LFV que leio sempre e recomendo. Me perguntei: Onde estaria o nobre escritor naquele momento que aquela crônica estava sendo escrita? Pensei:Não, ele não seria capaz de tanta indelicadeza. Ou melhor, ele não seria tão grosseiro assim. E depois, um homem tão inteligente como o nobre escritor não seria capaz de generalizar e escrever sem conhecimento sobre um assunto! Não seria o LFV que estaria escrevendo “achismos” por aí... O então LFV escritor renomado e querido por todo povo gaúcho aparece nesta segunda- feira, na página 03 da Zero Hora, jornal de grande circulação em nosso Estado com a seguinte afirmação: Pombas são dissimuladas e de péssimo caráter . Profissionais de relações públicas devem venerar as pomba...

Lua Adversa

Tenho fases, como a lua Fases de andar escondida, fases de vir para a rua... Perdição da minha vida! Perdição da vida minha! Tenho fases de ser tua, tenho outras de ser sozinha. Fases que vão e que vêm, no secreto calendário que um astrólogo arbitrário inventou para meu uso. E roda a melancolia seu interminável fuso! Não me encontro com ninguém (tenho fases, como a lua...) No dia de alguém ser meu não é dia de eu ser sua... E, quando chega esse dia, o outro desapareceu... Cecília Meireles Gostaria de ter escrito esta poesia. Porque é m inha preferida, porque me descreve bem. Tinha 13 a primeira vez que li. Sigo relendo. Eu e minhas intermináveis fases. Não que sejam muitas, são fases que se alternam: que vão e que vem. num secreto calendário, inventando não sei bem por quem. Fases de andar escondida. Fases de ir para a rua. Fases de ser sozinha, ser de ninguém. Fases de ser tua, mas neste dia, não é seu dia de ser meu. E assim, não me encontro com ninguém. quando chega neste dia, o o...

o mal do século

Nos últimos tempos explodiram noticias na mídia sustentadas na estatística de que há mais ou menos 7 mulheres para cada homem. Os homens irão perguntar onde estão suas outras 6 mulheres, outros ainda perguntarão - cadê as 7? Há uma discussão em torno da escassez da espécie masculina na terra. Algumas matérias mostraram que o problema é devido à má distribuição, sim! Há locais em que sobram homens, outros sobram mulheres. Será isso campanha para o turismo nas regiões de má distribuição? Não sei. Não tenho dados concretos. Mas podemos tentar um intercambio... Mas é engraçado como o assunto entre mulheres solteiras gira em torno disto, principalmente nesta época, em que mais uma data criada pelo comércio se aproxima. É no dia 12 de junho que o mercado te cobra por você não estar namorando. Como assim não está? Você precisa gastar um pouco mais comprando um presente em junho para aquecer as vendas... Algumas solteiras constrangidas pela repórter no telejornal de ontem, ao responderem que e...