Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Meio Ambiente

Comecei a dar mais atenção para a questão ambiental quando iniciei estágio na Escola de Administração da UFRGS.
Minha colega Luciane Pires estava iniciando um projeto de Educação Ambiental, junto com o professor Luis Felipe Nascimento, que participa de um grupo de pesquisa interdisciplinar, chamado GIGA, que é voltado para a questão ambiental.
Iniciamos um trabalho, e este é um trabalho de formiguinha, como digo sempre para as estagiárias que hoje trabalham comigo.
Já trabalhamos a Educação Ambiental há 3 anos na Escola, chamamos o Projeto de EA Responsável, temos lixeiras para cada tipo de residuo, murais onde divulgamos informações sobre o meio ambiente, organizamos algumas ações, como por exemplo, hoje, estaremos realizando uma sessão de cinema especial para o público da EA/UFRGS, com o documentário Uma Verdade Incoveniente, feito pelo ex-presidente dos EUA, que apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. Depois, teremos uma pequena discussão.

No início deste mês, um morador da Vila Chocolatão nos procurou, soliciando ajuda.
O pessoal da Vila, que fica bem próximo a Escola quer auxilio para se organizar em cooperativas. O senhor José, que foi quem nos procurou, nos contou um pouco sobre a vida ali, as dificuldades e seu sonho de transformar aquela comunidade. Ele também contou a sua historia. Ex-seminarista, professor de inglês, mudou-se do Rio de Janeiro para Porto Alegre e acabou virando catador de lixo. Hoje ele faz parte da associação de moradores da Vila Chocolatão e tem um sonho: dar mais qualidade de vida para seus vizinhos.

Agora este é um dos nossos projetos. Se tudo der certo iremos desenvolver um trabalho na Vila, com alunos, professores e funcionários. Acredito que podemos ajudar a colocar em prática o sonho do senhor José e de todas familias que hoje ainda vivem no meio do lixo.

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Se cada cidadão fizer um pouco, estará ajudando a cuidar do nosso planeta. Podemos começar separando nossos resíduos, desligando a torneira na hora de escovar os dentes, desligando a luz do quarto, quando saímos dele, é simples, fácil, podemos auxiliar o meio ambiente, mudando alguns hábitos diários.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva iniciada pelo Lino Resende.

Comentários

Anônimo disse…
Que legal o trabalho de vcs, Grazi!

Se cada um se der conta que pode ajudar, pode ser que possa ser revertidoo mal que abate a nossa Terra.

Bjs.
Fábio Mayer disse…
Toda e qualquer iniciativa, vinda de quem vive na natureza ou de quem sabe como é a vida dentro de uma natureza morta como uma favela, é válida.

Esse senhor que pediu sua ajuda deve iniciar, sim, um projeto de reciclagem que vai mudar o meio em que vive... mas se você puder pedir para ele também plantar árvores e fazer da comunidade pobre em que vive um lugar onde se vejam árvores frondosas, o benefício será em dobro!
Anônimo disse…
Grazi:
Muito legal estar participando de um projeto que vise à melhoria do meio ambiente. Parabéns.
E obrigado pela participação.
Anônimo disse…
oh, que bom... e que legal que a EA faz alguma coisa decente na vida... parabéns por estar tomando parte
Ana disse…
Muito show, Graziana!
Que vocês consigam realizar este belo trabalho!
Ana disse…
Ahhh!

E onde fica esta Vila Chocolatão??

:)
Poliane Latta disse…
Que legal esse projeto!!
Parabéns!! Precisamos divulgar!!
Conte com a blogosfera!!
O dia como hj é bom para conhecermos pessoas que fazem realmente alguma coisa para mundar o quadro imundo do nosso planeta!

Postagens mais visitadas deste blog

Pombas, Veríssimo!

Sabe, leio sempre a coluna do LFV na Zero Hora, segunda e domingo, sempre que sai. Gosto muito dos textos, pelo bom humor e pelo estilo de escrita do nobre escritor. Mas hoje cheguei a reler duas vezes a sua coluna , porque não reconheci ali um texto do LFV. Não poderia ser o LFV que leio sempre e recomendo. Me perguntei: Onde estaria o nobre escritor naquele momento que aquela crônica estava sendo escrita? Pensei:Não, ele não seria capaz de tanta indelicadeza. Ou melhor, ele não seria tão grosseiro assim. E depois, um homem tão inteligente como o nobre escritor não seria capaz de generalizar e escrever sem conhecimento sobre um assunto! Não seria o LFV que estaria escrevendo “achismos” por aí... O então LFV escritor renomado e querido por todo povo gaúcho aparece nesta segunda- feira, na página 03 da Zero Hora, jornal de grande circulação em nosso Estado com a seguinte afirmação: Pombas são dissimuladas e de péssimo caráter . Profissionais de relações públicas devem venerar as pomba...

Lua Adversa

Tenho fases, como a lua Fases de andar escondida, fases de vir para a rua... Perdição da minha vida! Perdição da vida minha! Tenho fases de ser tua, tenho outras de ser sozinha. Fases que vão e que vêm, no secreto calendário que um astrólogo arbitrário inventou para meu uso. E roda a melancolia seu interminável fuso! Não me encontro com ninguém (tenho fases, como a lua...) No dia de alguém ser meu não é dia de eu ser sua... E, quando chega esse dia, o outro desapareceu... Cecília Meireles Gostaria de ter escrito esta poesia. Porque é m inha preferida, porque me descreve bem. Tinha 13 a primeira vez que li. Sigo relendo. Eu e minhas intermináveis fases. Não que sejam muitas, são fases que se alternam: que vão e que vem. num secreto calendário, inventando não sei bem por quem. Fases de andar escondida. Fases de ir para a rua. Fases de ser sozinha, ser de ninguém. Fases de ser tua, mas neste dia, não é seu dia de ser meu. E assim, não me encontro com ninguém. quando chega neste dia, o o...

Quem sabe isso quer dizer amor