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combustivel de hidrogênio

Nova tecnologia passará por teste em ônibus de SP

Ainda neste mês começará a circular em São Paulo o primeiro ônibus brasileiro com célula a combustível de hidrogênio. Ele já rodou cerca de mil quilômetros em testes em Caxias do Sul (RS), onde foi montado. Com nove tanques de combustível - com capacidade para 5 kg de hidrogênio cada - e duas células a combustível, o veículo tem autonomia para circular 300 km sem reabastecer. Suas células foram originalmente projetadas para carros de passeio - optou-se por não usar as específicas para ônibus, pois há poucas empresas que as fabricam no mundo. Carlos Zundt, gerente de planejamento da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), afirma que o hidrogênio é obtido por meio da eletrólise, que possui um "ciclo fechado e limpo". Não é a forma mais barata de obter o hidrogênio, mas ela não deixa nenhum subproduto para ser tratado - diferentemente do que acontece se for usado gás natural para extrair o hidrogênio. O preço final do ônibus é sigiloso, porém Zundt ressalta que "é bastante competitivo". E o desempenho do protótipo é igual ao de um trólebus e superior à tecnologia diesel - são mais rápidos e apresentam maior torque do que a tecnologia convencional. Agora, diz ele, o país juntou-se a outros três capazes de fazer ônibus a hidrogênio: Estados Unidos, China e Alemanha. A previsão é que sejam construídos mais quatro ônibus dentro do projeto, que é do Ministério de Minas e Energia e coordenado pela EMTU. Os recursos para sua realização somam US$ 16 milhões a fundo perdido, vindos do GEF (Global Environment Facility)/Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e do MME/Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Fonte: Folha de S.Paulo

Para quem gosta do tema há mais matérias sobre meio ambiente no site Gestão Ambiental

Comentários

Ana disse…
Êeeehh! Que bom ver este blog cheio de posts e novidades!!
Ederson disse…
sonhei que tu tava escrevendo na Zero Hora, na página 04... heheheh

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